O estúdio austríaco Marte.Marte Architects revelou seu projeto para converter o prédio onde Adolf Hitler nasceu em Braunau am Inn em uma sede da polícia local.
O estúdio está redesenhando o prédio, que foi comprado pelo estado austríaco em 2017, após um concurso aberto para transformar a antiga pousada em escritórios para a polícia.
+ Fenômeno que atingiu Santa Catarina foi tornado ou microexplosão, aponta Defesa Civil
+ Recebeu um promoção de Dia dos Namorados do Boticário no WhatsApp? Cuidado pode ser golpe
A Marte.Marte Architects alterará a aparência do edifício do século XVII, onde o líder nazista Hitler nasceu, adicionando uma história adicional com um telhado de duas águas, que foi projetado para ser uma versão mínima da forma original do edifício.
O governo austríaco tomou a decisão de não demolir a casa e decidiu transformar o prédio em uma delegacia de polícia como um gesto simbólico.
“Hoje estamos abrindo um novo capítulo para lidar com nossa responsabilidade histórica”, anunciou o ministro do Interior da Áustria, Karl Nehammer, na inauguração do projeto da Marte.Marte Architects para o edifício.
“Mais de 140 anos após o nascimento de Adolf Hitler, seu local de nascimento em Braunau se torna uma antítese de tudo o que ele defendia: um lugar onde a democracia e os direitos humanos são defendidos, um lugar que oferece segurança contra perseguições e um olhar para trás permite paz e liberdade na frente “, continuou ele.
“A polícia é uma garantia de democracia, e é por isso que a casa de nascimento de Hitler abrigará o comando da polícia distrital e a inspeção policial Braunau am Inn após seu redesenho”.
Novo visual é “simples e sem adornos”
A Marte.Marte Architects espera que o resultado final seja um edifício contemporâneo que espelhe a forma dos edifícios anteriores.
“O novo visual do Salzburger Vorstadt 15 é simples e sem adornos na tradição das casas antigas”, disse Marte.
Propriedade desenvolvida pelo governo para impedir “atividades nazistas”
Após a segunda guerra mundial, a propriedade em Salzburger Vorstadt 15 foi devolvida aos seus proprietários antes da guerra e desde então tem sido usada como banco, escola e creche, mas está vazia desde que a instituição de caridade Lebenshilfe deixou o prédio em 2011.
Foi comprado pelo estado em 2017, no entanto, o ex-proprietário lutou contra a compra do governo no Tribunal Constitucional da Áustria e no Tribunal Europeu de Direitos Humanos, além de contestar o valor da compensação nos tribunais civis do país.
O concurso de arquitetura para projetar a sede da polícia foi lançado após a resolução de processos judiciais em 2019.